Quem somos

O Clube Celta é um centro educativo em Viseu de actividades extra-curriculares e de tempos livres para rapazes dos 9 aos 18 anos que, em ligação estreita com as famílias, propõe uma ocupação construtiva dos tempos livres e um melhor desempenho nos estudos e no contexto familiar e social.

Em tudo o que se faz, pretende-se contribuir para a formação integral de cada um, incentivando o  desenvolvimento dos seus talentos e fomentando um leque de virtudes como a sabedoria, a generosidade, a sinceridade, a resiliência, a amizade ou a alegria. Para isso, o Clube dispõe de um conjunto de actividades, quer regulares, desenvolvidas ao longo de todo o ano, quer extraordinárias, aproveitando fins-de-semana e épocas de férias.

O Celta é uma obra corporativa do Opus Dei, que assegura a presença de um verdadeiro espírito cristão na realização das várias actividades do Clube, e proporciona a formação católica que se oferece no Celta a quem o deseja. O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica cuja missão é ajudar a encontrar Deus na vida diária e a propósito da vida diária.

O Clube Celta e as actividades estão abertos a pessoas de todos os credos. As actividades religiosas são de participação livre.

***

O Clube Celta nasceu em 1988, fruto da iniciativa de um grupo de pais interessados em ajudar os seus filhos a aproveitar os tempos livres, proporcionando-lhes uma formação complementar à que recebem na família e na escola.

Com efeito, a razão de ser do Clube Celta é ajudar os pais na tarefa educativa, num âmbito – o dos tempos livres – onde muitas vezes não conseguem chegar. Por isso a Direção, os monitores e professores do clube são conscientes de que a sua ação educativa está subordinada aos interesses dos pais, que lhes decidem confiar parte da sua tarefa. Procuram assim o contínuo envolvimento das mães e dos pais através de conversas frequentes e da organização de ações específicas para eles.

A Direcção é o orgão de gestão executiva do Celta, responsável pela organização direta do Clube. Coordena o trabalho de pais, professores e monitores, mobiliza os rapazes e as suas famílias para atingir os fins do clube e atender aos interesses dos pais.